domingo, 11 de julho de 2010

Frank Lloyd Wright e o uso dos materiais.

Aos dezoito anos de idade, em 1887 Wright entra para o estúdio Adler & Sullivan e colabora com eles até em 1893, enquanto ainda é empregado começa a projetar por sua conta e em 1893, enquanto ainda é empregado, começa a projetar por sua conta e em 1893 abre seu próprio estúdio no último andar do Garrick Building de Chicago. A carreira de Wright inicia desse modo, ao longo de sua produção o arquiteto enfrentou vários obstáculos, os quais não o impediram de ser um profissional de êxito e com grande prestígio em sua área, faleceu aos 90 anos e projetou 300 edifícios e inspirou várias gerações de arquitetos.
Frank Lloyd Wright foi um humanista, discípulo de Louis Sullivan, não se restringiu aos contornos evidentes desenvolvido pelo ilustre e amado mestre, antes engrande ceu-o ainda mais ao enriquecer a cultura americana. A tipologia e a forma estética das casas e edifícios projetados por Frank Lloyd exprimem os ideais de Sullivan.
Segundo Wright, havia um problema quanto ao uso dos materiais, uma vez que ao alterar a natureza desses proporcionando características que não são próprias, é um ato que mente e despreza o material. O arquiteto estadunidense utilizava em seus edifícios os materiais com suas características naturais. Nos edifícios wrightiano a madeira, o tijolo, a pedra aparecem sempre com suas cores, características naturais com suas próprias qualidades.
Wright utilizou o adjetivo “Orgânico”para descrever sua própria arquitetura. Nesse estilo arquitetônico orgânico desenvolvido por ele a arquitetura passa a ser desenvolvida para um mundo melhor representando a verdade. No livro “Wright e Artigas. As duas viagens” de Adriana Irigoyen, há uma citação de Caroline van Eck que afirma que “ o organicismo foi fundamentado na convicção de que a arte deveria imitar a natureza, não com a finalidade de produzir cópias perfeitamente fiéis, mas com a finalidade de criar ilu são de vida, de conferir qualidade da natureza viva sobre os produtos do homem, com a esperança de metamorfosear matéria morta em ser vivo.”
No início de sua carreira Frank Lloyd formulou seis princípios que guiariam a sua obra em “In the Cause of Archicteture”. No primeiro princípio afirma que a simplicidade e a serenidade são as qualidades que possibilitam avaliar uma obra de arte. No segundo, o arquiteto reconhece uma variação que consisti em que há tantos tipos de casas e que existe uma variação de indivíduos. No terceiro princípio estabelece que o edifício deve dialogar com o seu entorno. No quarto, Wright afirma que as construções devem seguir os tons da terra e das folhas do outono. No quinto afirma que a arquitetura deveria manifestar a natureza dos materiais. No sexto a firma que a arquitetura deve ser sincera, genuína e com caráter.
Na obra do criador da Robie House , os materiais voltaram a aparecer com textura própria, com rusticiddee receberam uma característica que proporcionava a certas formas. Ao afirmar que o edifício deve interagir e relacionar com a natureza, essa natureza não significa apenas ao ar livre, mas que refere a natureza dos materiais e a natureza de um projeto.
Em 1896, Wright com seus 27 anos de idade juntamente com outros arquitetos jovens fundaram a Escola da Pradaria(1896-1917), na qual continuaram a desenvolver o organicismo de Louis Sullivan. As edificações projetadas por Frank Lloyd, durante esse período no âmbito interno reduz-se ao mínimo as paredes divisórias, há uma harmonia do edifício com o ambiente externo, a volumetria da construção é definida por linhas e retas e ininterruptas; as aberturas internas e externas recebem proporções lógicas e humanas ; ocorre a eliminação de ornamentos, tudo que se refere a curvas e eflorescência, se não tudo que for histórico, as fachadas são valorizadas no aspecto geométrico e se tornam mais limpas e mais puras.
Durante, o período da Pradaria nas construções wrightianas verifica-se uma dependência da elegância dos materiais no estado natural. Ocorre a eliminação de materiais diversos , passa a utilizar um único material, não aplica ornamentos que não são egressos dos materiais e que não contribuem para tornar o edifício expressivo de sua função.A relação da natureza apresentada, valorizada na obra de Frank Lloyd é uma influencia da cultura japonesa.A tipologia da Falling Water House assemelha-se a Robie House , há uma distinção quanto a questão dos materiais, na Robie House utiliza tijolos aparente na fachada, enquanto na Falling Water House usa o concreto aparente.




No período entre 1910 e 1925 , a arquitetura americana fora corroída pela mais perigosa reação desde a sua origem . As modas clássicas e góticas dominaram os elementos da arquitetura estadunidense , esse estilo não tinha nenhuma relação com a tradição do povo americano.Nesse período, Wright e Sullivan tiveram de viver como exilados em seu próprio país.O arquiteto que desejasse viver de sua profissão tinha que se adaptar a tendência,ou desistir. No decênio de 1920 e no início da década de 1930, Wright foi perseguido por credores,ameaçado por processos jurídicos e quase não tinha trabalho.
A partir de 1930, as obra de Wright adquire um novo rigor. O arquiteto rompeu de uma vez por todas o vínculo entre seu estilo arquitetônico e a sociedade contemporânea, entre os tempos de seu trabalho e os tempos dos processos econômicos, sociais, culturais que se desenvolvem entrementes.
Segundo Willian Curtis, no livro “Arquitetura Moderna Desde 1900” afirma que na obra de Wright a sensação de mundo natural é reforçada pela ordem “espiritual” da arte de projetar e por ressonância entre o vidro, a pedra, a água e o aço. Frank Lloyd compreendia que na relação entre natureza e arquitetura, as pessoas eram criaturas da natureza, a arquitetura articulada com a natureza teria uma harmonia com o que era básico as pessoas. Nas residências projetadas pelo arquiteto as atenções são voltadas para o exterior, não há nenhum saguão que se destaca em relação aos outros. Um exemplo desse tipo de construção é a Falling Water House no interior da residência o que realmente se destaca é a paisagem do âmbito externo visualizada por meio de amplas vidraças, a qual é composta pela luminosa texturas do bosque. Os materiais da estrutura mesclam-se com as cores das árvores e das rochas.
Superfícies fechadas com vidro proporcionam uma excelente interação entre o âmbito interno e externo. Espaçamentos fechados com vidro podem ser modificados para deixar a vista como um ponto de perfeição.Frank Lloyd Wright ao proferir uma palestra em Taliesim Fellow ship afirmou: “ a presença do vidro produz uma liberdade, tornando operativa a sensação do espaço.” A presença desse elemento na construção executa um diálogo, uma interação entre o ambiente interno e externo, a qual produz no indivíduo que vivencia o espaço uma sensação de fazer parte da natureza assim como as árvores, as flores e o solo.
Ao abandonar as sínteses do estilo da Pradaria, Wright passou a utilizar em seus edifícios uma simples combinação entre o concreto armado e o vidro constituindo uma arquitetura com formatos de prisma, com uma visão transparente da área externa.
Entre 1934-1937, Frank Lloyd executa um dos seus melhores projetos, Falling Water House(Casa da Cascata), uma casa de veraneio projetada para o milionário Pitsburg Edgard J. Kaufmann. Nessa obra , há dois elementos naturais inter-relacionados em uma trama, as cama das de rochas nos limites do sítio e as árvores que exercem a função de suporte, circulação e textura.Suas partes horizontais estão em equilíbrio sobre a cascata e os planos de água do córrego, como se estivessem livres de qualquer apoio visível .
A chaminé da residência é revestida por pedras irregulares, que proporciona um certo contraste com o acabamento liso das sacadas de concreto. As paredes foram quase totalmente evitadas e a sensação de abrigo foi mediada pelos beirais e por janelas com luzes fixase vidros transparentes detalhados para realçar os ritmos verticais e horizontais .
No interior, uma grande área constituiu uma ampla sala de estar , compartimento adequado a função de uma casa que é mais utilizada aos fins de semana.Segundo Willian Curtis,” os efeitos provocado pela luz salpicada,pela folhagem do entorno, pela água caindo e pela sensação de liberdade horizontal para todos os lados davam uma imagem exata das famosas máximas de Wright sobre a integração da arquitetura com a natureza.” Por mais que Wright nessa nova fase de suas obras tem acrescentado pequenas mudanças em seus projeto, o arquiteto permaneceu fiel ao princípio da relação entre a natureza e o edifício. Wright, considerou a Falling Water House como uma celebração obsessiva,do povo norte-americano com a vida livre e com natureza.
Outra obra importante de Frank Lloyd desenvolvida na década de 1930,foi o Johnson Wax Administration Center em Racine, Wisconsi. Esse edifício já se difere da Falling Water devido ao fato de conter escritórios e por encontrar inserido no perímetro urbano.
O edifício da administração foi projetado com um grande retângulo, o piso inferior foi destinado aos funcionários de escritórios e a secretárias, nos pisos superiores situou a gerência.O piso inferior era revestido de tijolos e iluminado por zenitais e clerestórios , os pavimentos “em bandejas eram erguidos e sustentados por dentro e pelas bordas, com a abertura voltada para um saguão com pé-direito duplo.Esse espaço tinha uma escala adequada , era bem iluminado e articulado com uma sequência de colunas de concreto em formato de cogumelo.
Uma passarela conduzia as áreas de pesquisa da organização a uma torre envidraçada. No interior do edifício,permaneceu o estilo aerodinâmico moderno, o qual desfrutava de uma iluminação integrada obtida co m materiais usados para fabricação de tubos de proveta que lembravam feixes de bambu de vidro. Por mais que o edifício foi projetado para ser inserido no espaço urbano, Wright valoriza as características próprias, naturais dos materiais como o tijolo aparente e a transparência do vidro, que concedeu ao ambiente interno a principal matéria prima da arquitetura, a luz.
Observa-se que ao longo da carreira de Wright a arquitetura desenvolvida pelo arquiteto nunca rompeu vínculo com o organicismo. Quanto na fase da pradaria e após a mudança na década de 1930, o arquiteto aplicou os materiais em suas obras com as características naturais desse, sem vilapendiá-los ou aplicar qualquer outro elemento que os imitassem .
A textura da madeira, a rusticidade da pedra, o concreto e o tijolo aparentes, a transparência do vidro são materiais comuns nos edifícios projetados por Frank Lloyd, primeiramente o arquiteto estadunidense utilizou esses materiais para conceder aos edifícios uma linguagem, em estilo arquitetônico não limitado a expressão do artista,mas que manifestasse a expressão da população norte-americana. Segundo João Batista Vilanova Artigas a linguagem que Frank Lloyd Wright expressava na sua arquitetura não exprimia a sua cultura individualista, mas a cultura do seu concidadão.
Ao utilizar esses materiais Frank Lloyd além de proporcionar uma linguagem nova , o arquiteto foi capaz de responder democraticamente planos para edifícios que anseiavam os protótipos americanos, estilo arquitetônico que substituísse as ultrapassadas soluções européias. A Falling Water House não era um edifício público, mas ao projetá-lo Wright conseguiu executar um espaço que o proprietário e sua família pudessem desfrutar de modo confortável de um abrigo circundado pela natureza, com essa obra o autor demonstrou a capacidade de atender aos anseios da população estadunidense de interagir com a natureza.
A intenção do arquiteto ao utilizar matérias que remetessem a natureza era comum tinha uma semelhança com os seus contemporâneos , consistia na criação de um ambiente amplo, o qual envolveria toda a sociedade.
O prestígio , a beleza dos edifícios projetados por Frank Lloyd Wright foi concedido devido ao uso desses materiais . Assim como todo o artista , as obras de Wright não foram consideradas plausíveis por toda a sociedade, o arquiteto recebeu críticas construtivas e negativas. Diante dos obstáculos, o arquiteto estadunidense provou que sua arquitetura era movida pela paixão . Mesmo após 50 anos, do falecimento do grande arquiteto, sua obra ainda transmite emoção para o indivíduo que a vivencia, os seus artigos , opiniões e princípios inspira e influencia diversos jovens estudantes de arquitetura;é um arquiteto citado pelos docentes , pesquisadores no meio acadêmico. Enfim, a obra do arquiteto tornou-se imortal permanecendo ativa e intacta nos espaços em que ocupa, nas páginas de livros e revistas.

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